/

Três razões para consumir leite de cabra

1. Boa digestibilidade. O leite de cabra, quando comparado ao leite de vaca, tem uma proteína que é naturalmente muito mais fácil de digerir pois forma, no estômago, um coalho mais suave e menor. Resultado: a digestibilidade da proteína é mais rápida que a do leite de vaca, logo na primeira hora após a ingestão.

2. É nutritivo. O leite de cabra é rico em nutrientes como proteínas, lipídeos, carboidratos e vitaminas, principalmente a A e D e minerais, dentre os quais se destaca o cálcio -essencial para a saúde dos ossos em todas as fases, principalmente nos extremos da vida – e nucleotídeos que contribuem para o sistema imunológico e crescimento celular.

3. Tem um sabor suave. O leite de cabra é suave e mais leve que o leite de vaca. Importante saber que todo leite animal deve ser ordenhado e envazado com todas as condições de higiene. Assim, ao contrário do que muitos podem supor, quando ordenhado em condições recomendadas, o leite de cabra não tem cheiro.

O leite de cabra, portanto, pode ser uma excelente opção nutricional para todas as idades. Importante lembrar, porém, que bebês com menos de 6 meses devem receber o leite materno exclusivo, que é único e de longe o melhor alimento para os pequenos. Na impossibilidade de amamentação, as fórmulas infantis à base de leite de cabra podem ser utilizadas pelos bebês pequenos desde que, naturalmente, a introdução seja orientada por pediatra ou nutricionista.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.