/

Três dicas para evitar a Hepatite B

1. Tome a vacina. Existe uma vacina altamente eficaz contra a hepatite B. Atualmente todos os bebês a tomam ainda na maternidade, antes da alta. Mas muitos adolescentes e adultos não a receberam. Por isso, confira na sua carteira de vacinação se constam 3 doses de vacina para Hepatite B. Quem não sabe ou não se lembra, deve consultar o médico para receber a orientação correta e saber se pode tomar.

2. Use camisinha sempre. Uma das formas de contágio da Hepatite B é por contato sexual. Muitas pessoas que não estão doentes podem transmitir a doença. Como não dá para saber quem é o portador sem sintomas, é fundamental que se use a camisinha. Camisinha evita Hepatite B e muitas outras doenças sexualmente transmissíveis.

3.Quando for fazer as unhas, leve eu próprio kit de instrumentos. A Hepatite B também é transmitida pelo sangue. Os vírus são bastante resistentes. Se a esterilização não for segura e correta, os vírus podem permanecer “vivos” nos instrumentos por muito tempo. Por isso, a forma mais segura é possuir o seu próprio kit.

Prevenir doenças garante saúde! E quem tem saúde tem paz também!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084 | RQE 88268) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.