/

Três dicas para evitar a dengue

Hoje estamos expostos a diversas doenças e a dengue é uma das que mais preocupam, pensando nisso preparei três dicas para evitar a dengue.

1. Coloque telas ou cortinas do tipo “mosquiteiro” nas portas e janelas de sua casa. Certifique-se de que estão bem presas, para que não tenha espaço para o mosquito entrar. Berços de bebês também podem ser facilmente protegidos. Telas e mosquiteiros produzem uma barreira mecânica que é muito importante para evitar o contato do mosquito com as pessoas da casa. Além disso, permitem passar uma quantidade razoável de ar, contribuindo para manter o local arejado.

2. Lave os suportes dos vasos das plantas com água e sabão, pelo menos uma vez por semana. O mosquito pode colocar ovos em locais secos, que ainda não receberam água. Estes ovos podem ficar ali, quietinhos, viáveis, por um período de até…1 ano! Isso mesmo! Um ano inteiro! Quando entram em contato com a água, em questão de horas transformam-se em larvas e sete dias depois em mosquitos adultos. O ciclo pode ser interrompido se os recipientes forem limpos com freqüência.

3. Se você souber que algum vizinho ou morador próximo da sua casa que tem ou teve dengue recentemente, passe repelente para sair de casa. O mosquito contaminado pode estar voando pelo seu bairro. Lembre-se que para serem eficazes contra o mosquito da dengue os repelentes devem possuir uma substância chamada icaridina!

Não se descuide! A prevenção é sempre o melhor remédio para todas as doenças.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.