/

Três dicas para economizar água

1. No banheiro. Antes de escovar os dentes encha um copo com água e feche a torneira. Escove bem. Na hora de enxaguar utilize a água do copo que você encheu. Procure não gastar mais do que isso. O volume de um copo é mais do que suficiente para toda a higiene bucal. Na hora do banho: desligue o chuveiro para se ensaboar e lavar a cabeça. Ligue de novo só na hora de enxaguar. Tome o banho mais rápido que conseguir. Deixe para cantar ou pensar na vida enquanto se enxuga!

2. Na cozinha. Pegue uma bacia, coloque um pouco de água e deixe em cima da pia. Antes de lavar os pratos retire os restos de alimento com um papel e descarte no lixo. Antes de ensaboar, molhe a louça na água da bacia. Depois limpe tudo com bucha e detergente. Quando a louça estiver ensaboada, abra a torneira e rapidamente tire o sabão.

3. Na casa e no carro. Evite lavar quintal e carro. Passe um pano úmido para tirar o pó e o excesso de sujeira. Outra opção é utilizar a água que saiu da máquina de lavar para estas funções.

Com chuva ou sem chuva. Economizar água é um dever. Sempre!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.