Três dicas de ouro para você conhecer mais sobre a Catapora
Dica 1: a Catapora é muito comum na infância e é causada por um vírus. Começa com febre. Dois a três dias depois aparecem bolinhas vermelhas pelo corpo. A grande dica para saber se é Catapora ou não, é que as bolinhas são, na verdade, “bolhas pequenas”, ou seja, bolinhas com líquido dentro e com a borda vermelha. Outras doenças que também dão bolinhas como sarampo, rubéola ou roséola também dão manchinhas vermelhas, mas sem estas “bolhas com líquido”. Em dois a três dias estas “bolhinhas” se espalham pelo corpo todo e quando secam, ficam com uma casquinha. A Catapora dura em média de 7 a 10 dias.
Dica 2: Como “pega” Catapora? Há duas maneiras: pelo contato com a saliva e secreções respiratórias da pessoa doente ou pelo contato direto com o líquido das bolhinhas. Só quando a pessoa estiver coberta de casquinhas é que não transmite mais. Catapora é muito contagiosa, então não toque ninguém que estiver com as bolinhas típicas desta doença.
Dica 3: Qual é o tratamento? O médico pode indicar remédios que aliviam sintomas desconfortáveis como dores pelo corpo, febre e coceira. Além disso, recomenda-se repouso e uma boa alimentação já que isto contribui para que as defesas do organismo funcionem bem. Nosso “exército” de defesa é quem vai combater o vírus da Catapora e isto ocorre em 7 a 10 dias.