/

Três alimentos ricos em cálcio que são excelentes para as crianças.

O cálcio é um nutriente fundamental para os “pequenos” ossinhos das crianças que se “esticam” e crescem cotidianamente. O cálcio é como se fosse o “cimento” dos ossos. Por isso não deve faltar no cardápio diário das crianças.

Para lembrar, crianças de 1 a 3 anos devem ingerir uma média de 500 mg de cálcio por dia, o que equivale a aproximadamente 500 ml de leite.

O leite e derivados são a maior fonte de cálcio para crianças. No entanto, outros alimentos também o contém. Vamos ver três fontes de cálcio que podem ser consumidas pelos pequenos:

1. Sardinha. A sardinha é uma fonte importante de cálcio. Cada 100g de sardinha fornece 500mg de cálcio, o que equivale a mais ou menos 500ml de leite.

2. Brócolis. Cada 100g de brócolis cru contem 400mg de cálcio. Atenção: quando cozido, o brócolis pode perder até 70% da quantidade de cálcio. No vapor, perde 25%.

3. Espinafre. Rico em ferro e também em cálcio. Cada 100g contem mais ou menos 160mg de cálcio.

Bons hábitos alimentares se aprende desde cedo, na infância!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.