/

Trabalhar fora e sentimento de culpa

Por trabalhar fora, por longos períodos muitos pais e mães relatam um enorme sentimento de culpa. No entanto, a qualidade do tempo supera a quantidade de tempo.

E como ter esta qualidade? Algumas dicas podem ajudar:

– Se organize para fazer pelo menos uma refeição com seus filhos (vale café da manhã, almoço, ou jantar). Estudos recentes demonstram que as famílias que se reúnem para fazer pelo menos uma refeição por dia tem menor incidência de uso de drogas na adolescência

– Sempre que possível busque ou leve seus filhos na escola. No caminho converse ou ouça música.

– Conte o que você fez, narre episódios interessantes da sua vida. Pergunte quem são os amigos, como é a professora… naturalmente, converse!

– Deixe problemas de trabalho no trabalho. Ao chegar em casa, brinque, jogue, pratique um esporte, divida algum interesse com seu filho. Divirtam-se juntos!

– Na hora de dormir, conte ou leia uma história. Isto é muito importante para o desenvolvimento cognitivo.

Esse pequenos momentos com seu filho trará grandes benefícios para ele e diminuirá seu sentimento de culpa por trabalhar fora.

Aproveite!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.