/

Tipos de mamilos

O mamilo pode influenciar na pega da mama. Há basicamente três tipos. O mamilo normal conhecido como protuso fica para fora da mama. É o mais comum entre as mulheres. O mamilo plano fica alinhado com a mama, nem para dentro, nem para fora. Já o mamilo invertido fica para dentro da mama.

Quem tem mamilos para dentro ou planos tem mais dificuldade para amamentar. Nestes casos, conchas de silicone podem ser usadas dentro do sutiã nos intervalos das mamadas. Elas facilitam a saída do bico. Jogue fora o leite que possa ter vazado neste período e ferva as conchas duas vezes ao dia.

Se a aréola estiver endurecida ordenhe manualmente e quando ficar macia ofereça para que o bebê a abocanhe completamente. Esta manobra pode fazer os bicos planos e até os invertidos ficarem mais salientes.

Testar diferentes posições também pode ajudar neste processo. Se estas estratégias não funcionarem, use um bico de silicone. Isto além de ajudar na pega pode fazer com o que o mamilo saia para fora.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.