/

Tempo de sono

Até os seis meses os bebês devem dormir uma média de 14 horas dividas entre a noite e o dia. A partir dos seis meses, o sono diurno se divide em duas sonecas: uma no meio da manhã e outra à tarde. O tempo total de sono cai para 13 horas. Ao completar um ano de idade, a criança passa a dormir em média 12 horas e além da noite, só dorme à tarde. Assim, podemos observar que dos três meses aos dois anos de idade, o tempo do sono das crianças muda muito.

Além disso, as famílias optam pelo método de sono. Algumas crianças dormem sozinhas no quarto (situação mais recomendada pelos pediatras), outras dormem no quarto dos pais, mas em cama separadas, outras dormem na cama com os pais. Às vezes, um dos pais dorme no quarto da criança… Enfim, muitas alternativas e não existe certo ou errado. Se a família “banca” a opção escolhida, ótimo!

Para melhorar o tempo de sono dos pequenos, veja estas dicas:

– higiene do sono: antes de dormir é importante adequar o clima da casa. As luzes devem diminuir, assim como os ruídos. Evite algazarras e brincadeiras excitantes.

– rituais: estabeleça um ritual, sempre no mesmo horário. Pode ser: banho, pijama, leite do peito ou mamadeira, escovar os dentes, cama e história. Não precisa tudo isso, adapte o que for melhor para o dia a dia da família. O importante é que seja sempre a mesma coisa para que a criança se sinta acolhida e segura. Colocar o filho para dormir é uma oportunidade para marcar presença, principalmente para pais que ficam muito tempo fora de casa.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.