/

Qual é temperatura ideal para dar banho no bebê? Posso dar mais de um banho por dia?

Os primeiros banhos são sempre mais “confusos”. Preparar a banheira leva um tempão, há dúvidas em relação à temperatura ideal da água, e fica difícil segurar seu filho na banheirinha. Dá medo dele escorregar das mãos, não é mesmo?

Mas fiquem tranquilas! Aos poucos, dia após dia, o banho do seu filho vai ficando cada vez mais fácil. Nada como a experiência do dia a dia para  deixar as mamães mais confiantes.

A temperatura da água deve estar entre 36 e 38oC. Você pode usar um termômetro, claro, mas dá para avaliar com o dorso da mão se a água está de morna para quentinha. Isso mesmo. Acostume-se  a avaliar, você mesma, se a temperatura está “gostosa”, isto é, nem muito quente, nem muito fria. É importante que a temperatura na banheira seja homogênea. Se a água for tratada não há necessidade de ferver ou filtrá-la.

Para colocar o bebê na banheira, segure-o pelo tronco e deixe a cabeça mais alta que o corpo. Com um sabonete suave lave primeiro a frente, depois as costas e por último a cabeça. No começo os bebês podem estranhar e chorar, mas com o tempo se acostumam e a hora do banho se torna um momento de relaxamento. Aproveite estas ocasiões para cantar e conversar com o bebê.

Tire-o da banheira e enxugue com uma toalha macia. Evite choques de temperatura. Então, se estiver frio é melhor vestir o bebê no banheiro mesmo.  A temperatura ideal do banheiro é próxima de 22oC.

O banho pode ser durante o dia ou à noite. O importante é ter um espaço de pelo menos uma hora depois que o bebê tenha mamado para evitar que ele vomite ao se mexer na água.

Um único banho por dia já é suficiente. Mas em dias quentes ou em situações específicas um segundo banho pode ajudar. Por exemplo, à noite, para relaxar e ajudar a dormir.

E os “baldes” ou “ofurôs”? Podem ser utilizados?

Hoje em dia há umas banheiras especiais para o banho dos bebês, em forma de “baldes” ou “ofurôs”. Sim, podem ser utilizados. Mas escolha um tipo seguro, que tem a base mais alargada, para evitar acidentes. Banhos em ofurôs são bastante interessantes, pois relaxam bastante os bebês.

Lembrem-se que os papais também podem e devem participar do banho dos filhos. É um momento gostoso, que vocês podem aproveitar juntos.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.