/

Temperatura do banho

Banho – a temperatura da água deve estar entre 36 e 38oC. Você pode usar um termômetro, claro, mas dá para avaliar com o dorso da mão se a água está de morna para quentinha. É importante que a temperatura na banheira seja homogênea. Se a água for tratada não há necessidade de ferver ou filtrá-la.

Para colocar o bebê na banheira, segure-o pelo tronco e deixe a cabeça mais alta que o corpo. Com um sabonete suave lave primeiro a frente, depois as costas e por último a cabeça. No começo os bebês podem estranhar e chorar, mas com o tempo se acostumam e a hora do banho se torna um momento de relaxamento. Aproveite estas ocasiões para cantar e conversar com o bebê.

Tire-o da banheira e enxugue com uma toalha macia. Evite choques de temperatura. Então, se estiver frio é melhor vestir o bebê no banheiro mesmo. A temperatura do banho ideal do banheiro é próxima de 22°C.

O banho pode ser durante o dia ou à noite. O importante é ter um espaço de pelo menos uma hora depois que o bebê tenha mamado para evitar que ele vomite ao se mexer na água.

Um único banho por dia já é suficiente. Mas em dias quentes ou em situações específicas um segundo banho pode ajudar. Por exemplo, à noite, para relaxar e ajudar a dormir.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.