/

Posso dar suco de soja para crianças?

Entre os sucos de caixinha, qual a diferença dos sucos de fruta feitos com o suco de soja?

Muita gente perguntou isto, então vamos entender! Assim, diante da prateleira você poderá fazer a melhor escolha!

Há três tipos de suco sem soja: o natural, o néctar e o refresco. Esta informação está no rótulo. Qual é a diferença entre eles? O natural contem a polpa e o suco concentrado da fruta. O néctar tem a polpa da fruta, só que em quantidades menores, ao redor de 25-50%, e além disso tem água e açúcar. Por isso é bem mais doce. Estes dois tipos de suco não tem conservantes e devem ser pasteurizados para que fiquem livres de agentes infecciosos. O refresco, por sua vez, tem quantidades menores ainda de fruta: entre 10 e 20%, apenas. Por isso contem também água, açúcar e ainda corantes e aromatizantes.

Já o suco de fruta com soja é feito da seguinte maneira: primeiro os grãos da soja são moídos e acrescidos de água. Em seguida são adicionadas as frutas e depois algumas vitaminas e minerais. O suco é então pasteurizado e está pronto.

Como a soja é rica em proteínas, a diferença mais significativa é que nos sucos feitos com o grão da soja a quantidade de proteínas é maior.

Estamos falando dos sucos de caixinha. É claro que os sucos feitos diretamente das frutas, ou seja, totalmente naturais são muito mais saudáveis. Mas é importante lembrar que eles devem ser consumidos imediatamente após o preparo, para que a vitamina C não se perca. Só que isso nem sempre é possível, principalmente se pensarmos no lanche que as crianças levam para a escola. Nesta circunstância, o suco de caixinha, tanto com soja, como sem soja podem ser uma opção saudável.

Outro cuidado é quanto à conservação. A caixinha é uma embalagem segura que protege dos riscos de contaminação com o meio ambiente e é muito menos suscetível às mudanças de temperatura. Mas lembre-se! Quando for comprar o suco de caixinha, leia no rótulo e escolha os sucos com a menor quantidade de açúcar possível.

Consuma frutas todos os dias. Essa é sempre uma excelente dica para todos!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.