Quais são os sinais de alerta que podem indicar Distrofia Muscular de Duchenne?
A Distrofia Muscular de Duchenne é uma doença geneticamente determinada e ligada ao cromossomo X. Por isso, os meninos são mais frequentemente acometidos. É uma doença grave, que se inicia nos membros inferiores, com fraqueza muscular progressiva, levando à incapacidade de movimento. Aos 12 anos em geral os pacientes podem necessitar de cadeira de rodas.
O diagnóstico precoce, portanto, é muito importante e essencial para que os devidos cuidados sejam o mais rapidamente instituídos e os meninos acometidos possam ter o máximo de qualidade de vida.
Os sinais de alerta que chamam a atenção para o diagnóstico de Distrofia Muscular de Duchenne são os seguintes, que podem ser identificados nos primeiros anos de vida:
– Atraso para andar; quedas frequentes; dificuldade para correr ou para subir escadas; andar ou correr na ponta dos pés; aumento da panturrilha (batata da perna); precisar do apoio dos braços para conseguir se levantar do chão e não conseguir acompanhar as brincadeiras dos colegas da mesma idade.
– Aproximadamente 30% dos meninos também apresentam atraso para falar.
A Distrofia Muscular de Duchenne é a doença neuromuscular mais frequente da infância. A informação em saúde ajuda-nos a cuidar de nossos pequenos.