/

Separação dos pais. Como explicar?

A melhor forma de explicar a separação dos pais é que o casal esteja junto para dizer aos filhos que irá morar em casas diferentes. A notícia deve ser dada sem drama e sem brigas. A informação que o pai continuará sendo pai e a mãe continuará sendo mãe deverá ser explicitada. Assim como a informação que as crianças não fizeram nada de errado. É muito importante “falar”. Deixar claro que vocês não vão deixar de se ver. Falar como será a rotina e com que frequência irão se encontrar. Se as crianças forem pequenas, mostrar e marcar no calendário. É importante ter calma, e tranquilidade nesta ocasião.

A separação dos pais será um momento de muitas mudanças. Mas há um conselho muito valioso para o bem-estar das crianças: não desconstruam a imagem do ex. Isto é muito ruim a longo prazo. Por maiores que sejam as mágoas ou os problemas, falar mal do ex irá gerar danos irreparáveis. O importante é preservar as crianças, para que com o passar do tempo a nova família possa reconstruir suas rotinas e outros laços afetivos.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.