Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Gastrite

Vinagre faz bem a saúde?

O vinagre é usado mais comumente para temperar a salada do dia a dia. Dá um sabor especial, picante, já que é composto basicamente por ácido acético. Pode ser derivado do vinho, de frutas como uva ou maçã ou de cereais como o arroz, para citar alguns exemplos. O vinagre é ácido e por isso seu consumo deve ser limitado, uma vez que o excesso pode acidificar em demasia o tubo digestório, promovendo sintomas de queimação, excesso de acidez e eventualmente gastrite. Pode, inclusive, prejudicar o processo de digestão em algumas pessoas, dando desconforto e mal-estar. Por outro lado, o consumo do vinagre pode trazer alguns […] VEJA MAIS.

Pimenta faz mal para o estômago?

Há vários tipos de pimenta: malagueta, dedo de moça, biquinho… e todas são ‘ardidas’ e dão a sensação de “queimar” por dentro. Mesmo assim, muita gente gosta e não dispensa a pimenta para temperar a comida no dia a dia. A substância responsável pelo sabor “ardido” das pimentas vermelhas é chamada de capsaicina e possui propriedades importantes. Acelera o metabolismo, o que pode ser muito interessante para quem quer perder peso, e aumenta a temperatura do corpo, o que dá aquela sensação de “calor” depois de comer. Em muitas regiões pessoas são pegas de surpresa em restaurantes quando garçons perguntam: […] VEJA MAIS.

Crianças pequenas podem comer comida com pimenta?

É ardida para alguns. Para outros, queima quando passa. Há os que gostam, apenas de vez em quando. Há os que a consomem todo dia, como um hábito cultural. Resumo: a pimenta é um tempero controverso para os adultos. E as crianças? Podem consumi-la? Não há nenhuma contraindicação formal para o consumo moderado de pimenta na alimentação das crianças com mais de 5-7 anos. No México, por exemplo, onde a maioria das pessoas coloca pimenta cotidianamente nos alimentos, desde cedo os pequenos são acostumados ao seu sabor mais “picante”. No entanto, para crianças com menos de 5 anos, o uso […] VEJA MAIS.