/

O que é colonoscopia? Quem deve fazer?

Vamos entender! Quando engolimos, o alimento segue pelo esôfago até o estômago. Na sequência, vai para o intestino que é composto por 2 partes diferentes. A primeira é mais fina por isto se chama intestino delgado. O intestino delgado tem mais ou menos 7 metros e só cabe na gente porque fica todo enroladinho. Esta região é responsável pela absorção dos nutrientes. A segunda parte é o intestino grosso, ele tem mais ou menos 1,5 metro e é mais largo, uma de suas funções é transportar as fezes até o ânus. A maior parte do intestino grosso chama-se cólon.

A colonoscopia, portanto, é um exame no qual um tubo flexível e comprido é introduzido pelo ânus para observar o intestino grosso por dentro.

É como uma endoscopia, só que o aparelho entra pelo ânus. Por isso, é realizado com sedação, para atenuar o desconforto. Este exame É MUITO importante, pois tem como objetivo detectar precocemente lesões que podem se tornar câncer de intestino, como alguns tipos de pólipo, por exemplo. Estes pólipos podem inclusive ser removidos durante o exame.

Quem deve fazer?

É um exame preventivo. Está indicado para pessoas que tem doenças inflamatórias intestinais ou em quem tem parentes próximos que tiveram câncer de intestino ou múltiplos pólipos intestinais. Quem não está nestes grupos deve realizar a primeira colonoscopia entre 50 -55 anos, faixa etária de maior risco.

Saber antes é a melhor forma de evitar problemas depois. Por isso, vale enfrentar o medo do resultado, vale enfrentar o desconforto do exame!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.