Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Dor nas Costas

Marco o parto cesáreo ou espero o parto normal?

Quando a gravidez chega no final, mesmo quem quer ter o parto mais normal do mundo consegue entender as comodidades de marcar a cirurgia cesariana. Barriga pesada, dor nas costas, dor nas pernas, insônia, roupas que não cabem, calor… os desconfortos físicos podem ser tantos que dá mesmo vontade de marcar data para acabar. Sem falar na ansiedade do parto desconhecido, o medo da dor, a curiosidade para ver a carinha do bebê e todos os mitos que rondam o fim de uma gravidez. Aguardar o parto normal é mesmo uma experiência com a qual nós não estamos mais acostumadas: […] VEJA MAIS.

Se a dor é um sinal de alerta, posso usar analgésicos ?

Não importa a causa. Quando uma parte do corpo dói a gente quer logo que passe e vá embora. E a primeira reação, claro, é tomar um remédio, um analgésico, algo que bloqueie imediatamente aquela sensação desconfortável. Mas a dor é sempre um sinal de alerta. Ela é um aviso para que a gente saiba que nosso equilíbrio físico ou emocional foi rompido. A dor pode ser aguda ou seja, acontece e passa ou crônica que é quando demora três meses ou mais tempo para passar. Ela começa com um estímulo nocivo. Cortamos o dedo, por exemplo, imediatamente nossas fibras […] VEJA MAIS.

Está com dor nas costas? Veja as dicas para aliviar este desconforto.

A dor lombar é mais comum em gestantes. Isso porque a gravidez promove mudanças no corpo que geram modificações posturais importantes. Estas mudanças sobrecarregam a coluna lombar da seguinte maneira: a barriga cresce e com isso o centro de gravidade do corpo muda. Por isso, a grávida passa a usar músculos antes pouco movimentados para se equilibrar. Além disso, os hormônios da gravidez levam a um aumento da mobilidade da pelve, permitindo movimento onde antes não existia quase nenhum, como a região onde se encontram a coluna lombar, o sacro e a bacia. Resultado: dor nas costas. Vamos às dicas […] VEJA MAIS.