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Gestantes e dores nas costas? Veja as dicas para aliviar este desconforto.

A dor lombar é mais comum em gestantes. Isso porque a gravidez promove mudanças no corpo que geram modificações posturais importantes. Estas mudanças sobrecarregam a coluna lombar da seguinte maneira: a barriga cresce e com isso o centro de gravidade do corpo muda. Por isso, a grávida passa a usar músculos antes pouco movimentados para se equilibrar. Além disso, os hormônios da gravidez levam a um aumento da mobilidade da pelve, permitindo movimento onde antes não existia quase nenhum, como a região onde se encontram a coluna lombar, o sacro e a bacia. Resultado: dor nas costas.

Vamos às dicas para atenuar:

– Use calor local diariamente. O calor promove vasodilatação e alivia a dor.

– Quando chegar em casa, todos os dias, faça o seguinte:  deite-se no chão com o bumbum encostado no sofá e as pernas em cima do sofá, fazendo um angulo de 90 graus com o quadril. Permaneça nessa posição por pelo menos 15 minutos. Esta é uma postura simples que melhora a dor e relaxa as costas.

– Durma de lado, com um travesseiro baixo em baixo da barriga e um outro no meio das pernas.

– Use cinta de sustentação para grávidas, que ajuda a aliviar a sobrecarga dos músculos das costas.

– Faça hidroginástica, yoga ou pilates. Há exercícios próprios para fortalecer e relaxar a musculatura que está tensa e provoca dor nas costas.

Se você trabalha sentada por longos períodos, tente tirar alguns pequenos intervalos para se levantar e dar uma esticada no corpo. Utilize também algum apoio para os pés que de suporte e uma pequena elevação, aliviando assim a dor na lombar.

Faça acupuntura. É uma opção se as dores forem muito intensas. Procure, claro, um profissional habilitado para isso.

Relaxe a cabeça e também as costas!

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.