Como aliviar a dor na lombar?
O trabalho da coluna vertebral não é nada fácil. Sustenta nosso corpo, nos mantém na posição ereta, vira, abaixa e levanta! Ainda possibilita a movimentação do pescoço e aguenta o “tranco” nos esportes que praticamos.
Do lado de dentro, serve como uma “capa” para a medula espinhal, um “tesouro” do organismo porque ali estão todas as nossas terminações nervosas que vão e vem do cérebro. Quantas tarefas, não é mesmo?
Mas o mais difícil do que tudo isso é ter que suportar, aguentar e se virar com os “maus tratos” que frequentemente a submetemos.
Sim, tratamos mal nossa coluna vertebral. Acordamos pela manhã e pulamos apressados da cama sem pensar em alongar um pouco. Afinal, acabamos de passar uma noite deitados… E o colchão e o travesseiro podem não estar adequados as nossas necessidades.
Praticamos esportes que agridem indiretamente a coluna como, por exemplo, correr ou jogar bola, ainda mais com o tênis errado, andar em bicicletas inadequadas ou levantar pesos e utilizar aparelhos na academia sem orientação profissional.
Achamos lindo mochilas ou bolsas gigantes, pesadíssimas, cheias de quinquilharias que poderiam estar no armário e não nas nossas costas. Ficamos no computador, vendo TV, sentados no trabalho ou no sofá de casa nas posições mais inimagináveis. Coitada da coluna. Nunca pensamos em parar um pouco durante o dia para alonga-la…
E quando a coluna lombar reage aos maus tratos recebidos, mostrando-se dolorida, reclamamos e ainda por cima não entendemos o motivo da dor.
Existe uma forma de aliviar a tensão lombar? Sim. Trate-a bem. Simples assim.
Essa dica vale também em várias outras situações na vida!