Saúde de A-Z - Dra Ana Escobar

Artrite

Três sinais de alerta para você procurar um médico

Conheça três sinais de alerta para você procurar um médico: 1 – Sangue nas fezes A presença de sangue nas fezes indica que algum vaso sanguíneo se rompeu no intestino ou na região do ânus. Por que isso aconteceu? Aí é que está. Certamente algum tipo de lesão provocou a ruptura vascular. É importante ir ao médico, para saber a causa exata deste sangramento. E há várias possibilidades como, por exemplo, hemorroidas, fissura anal ou câncer colorretal. Quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratamento e recuperação completa. Por isso não se deve perder tempo. 2 – Inchaço […] VEJA MAIS.

Dá para aliviar a dor no ombro?

Repare quantas vezes por dia você levanta ou mexe os braços. Trabalhando ou se divertindo, os braços não tem descanso. Até quando estamos confortavelmente sentados numa poltrona…basta começar a falar um pouco e…pronto! Lá estão os braços e mãos se movimentando a cada palavra para melhor “ilustrar” o que estamos dizendo. A articulação dos ombros permite essa intensa e incansável movimentação dos nossos braços. Por isso, não há idade para ter dores nesta articulação Jovens podem ter dor no ombro por causa das atividades esportivas como natação, vôlei, basquete… esportes que exigem muito dos braços. Depois dos 40-50 anos são […] VEJA MAIS.

Acupuntura funciona?

Recebemos varias pergunta sobre acupunturara, se funciona? Se é eficaz para tratar uma dor crônica como a fibromialgia? Sim! Para as duas questões. Entenda: acupuntura é uma técnica milenar da medicina chinesa. Baseia-se no fato de que quando pontos específicos são estimulados com agulhas, o sistema nervoso central libera uma série de neurotransmissores e substâncias que promovem o alívio da dor. O sistema imunológico também é ativado e algumas doenças melhoram. A acupuntura é reconhecida e referendada pela Organização Mundial de Saúde como uma forma terapêutica eficaz, mas atenção: só pode ser realizada por profissionais capacidados. No Brasil esta técnica […] VEJA MAIS.