/

O que é tendinite?

O tendão é um tecido fibroso, forte, bastante resistente e que parece um elástico. Sua função é muito importante nos movimentos do corpo porque “liga e prende” os músculos aos ossos , facilitando todos os movimentos das articulações.

Faça um teste agora: enquanto você lê, estique lentamente os seus braços e os coloque em posição vertical, acima de sua cabeça. Sinta o movimento que você fez. Você movimentou o cotovelo e o ombro. Percebeu como é importante que ossos e músculos estejam “presos” para que o movimento seja harmônico e perfeito? Essa é a função dos tendões.

A tendinite é a inflamação dos tendões e costuma ser mais comum no ombro, no punho, no cotovelo e no calcanhar. Quando ela ataca, movimentar os tendões da região afetada fica extremamente doloroso.

O que causa tendinite?

Esforços repetitivos são uma das principais causas.Por isso é que quem trabalha muito no computador e usa o mouse por um longo período tem que tomar muito cuidado. Pessoas idosas também tem mais chance, pelo desgaste e perda da elasticidade do tendão. Outras situações como infecções, trauma ou doenças como artrite podem levar à inflamação do tendão.

Quando suspeitar de tendinite?

Se você sente dor quando faz algum movimento deve procurar o médico para ver se você tem tendinite. A boa notícia é que tem tratamento. E é importante lembrar que o tratamento pode ser diferente para cada um, pois depende do que causa a inflamação do tendão.

Posso prevenir a tendinite?

SIM! O mais importante é fazer exercícios regulares. Isto faz todo seu aparelho locomotor (músculos, ossos e tendões) estar muito mais preparados para enfrentar todos os tipos de movimento e o desgaste natural do tempo.

Isso aí. Faça exercícios regularmente. Este é um presente que você se dá todos os dias. Você merece viver com saúde!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.