/

Rotina de amamentação – Mães que trabalham

As mães que estão amamentando e que precisam voltar ao trabalho depois de quatro meses podem continuar com o aleitamento exclusivo. Para aquelas que trabalham meio período, uma dica é, depois que o bebê mamar, retirar cerca de 120 ml de leite e armazenar. O leite materno pode ficar 12 horas na geladeira ou 15 dias no congelador. Para aquecer ou descongelar prefira o banho-maria e evite água fervente ou microondas. Ofereça o peito ao sair para o trabalho. Na sua ausência, o leite armazenado garantirá as necessidades do bebê que deve girar em torno de duas mamadeiras.

Para as mães que trabalham período integral, será necessário deixar pelo menos quatro mamadeiras. Isto pode ser bem difícil porque justamente nesta época a produção de leite tende a cair, por dois motivos: primeiro, como o bebê suga menos, há menos estímulo; segundo: devido às exigências físicas e emocionais que a rotina do trabalho impõe. A dica é se preparar para este momento e 15 dias antes da volta ao trabalho fazer um banco de leite. Também podemos introduzir até 150 ml de suco de frutas entre as mamadas. Mas atenção! O objetivo é atrasar a próxima mamada e nunca substituí-la! Além do suco, você pode introduzir também papinhas de frutas.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.