/

Quantos dias posso ficar sem fazer cocô?

Embora alguns afirmem que o termo “enfezado” tenha suas origens na observação de que pessoas que não evacuam todos os dias ficam, de fato, “enfezadas”, isto é, irritadas ou mau humoradas, não há indícios etimológicos suficientes para garantir esta afirmação.

Seja como for, do ponto de vista médico ficar muitos dias sem fazer cocô pode, sim, trazer muito desconforto físico. A barriga estufa, há produção de gases que incomodam, criando, por vezes, situações constrangedoras. Sem contar que a evacuação pode ficar mais dolorosa e difícil, de acordo com o maior volume fecal.

Não há uma frequência única, definida e estabelecida para todas as pessoas. No entanto, pode-se dizer que é normal ficar até dois dias sem fazer cocô. A partir do terceiro dia, para a grande maioria das pessoas, começa-se a sentir desconforto.

Muitos evacuam uma vez ao dia, todo dias. Mas há, claro, pessoas com rotinas diferentes. Há quem vá ao banheiro duas vezes ao dia e há também aqueles que vão a cada dois dias. Tudo certo, desde que todos se sintam bem.

Isso é que é importante: sentir-se bem e em paz com seu hábito intestinal. Quem é naturalmente mais obstipado e não se sente bem no dia em que não evacua, deve procurar alimentar-se bem, com muitas fibras e frutas mais laxantes para encontrar seu equilíbrio. Há os que necessitam do auxílio de medicamentos laxantes. Eles podem ser usados desde que sejam receitados pelo médico.

Seja como for, um hábito intestinal saudável e equilibrado com as necessidades de cada um é, de fato, importante para dias menos mau humorados ou… enfezados!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.