/

Quanto tempo devo dormir?

Não conseguimos viver sem o sono. Dormir é tão importante como comer ou respirar. E muitas pessoas tem dificuldades para ter uma noite de sono tranquila e completa. Resultado: no dia seguinte o mau humor é inevitável, o cansaço deixa tudo mais complicado e trabalhar, se concentrar ou estudar fica extremamente difícil.

Por quê? Entenda: cada ciclo de sono tem 5 fases importantes. A primeira fase é aquele momento em que estamos começando a dormir…os olhos vão pesando e por fim adormecemos… a partir daí vamos aprofundando cada vez mais o estado de inconsciência…os músculos relaxam e os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo diminuem (por isso temos mais frio à noite)…e fica difícil acordar. Neste processo passamos pelas fases 2, 3 e 4. Quando estamos na fase 4 com o corpo totalmente relaxado, liberamos hormônios importantes, e é exatamente neste momento que o organismo se recupera das atividades do dia e descansa. As células se regeneram e ficam prontas para o próximo dia que se aproxima.

E a fase 5? Na fase 5 entramos no que se chama de sono REM. Esta sigla vem do inglês e quer dizer Rapid Eye Movement. Isso significa que os olhos se mexem rapidamente e o coração volta a bater mais acelerado, embora o sono continue profundo. Embora a gente nem sempre lembre, é nesta fase que sonhamos. O sonho é importante porque organiza nossas emoções e todos os sentimentos que tivemos ao longo do dia. Depois desta fase, superficializamos o sono, geralmente viramos na cama e começamos o ciclo de novo.

Repetimos estas 5 fases umas 4 ou 5 vezes por noite. Só quando completamos todos estes ciclos é que descansamos pra valer. Para dar tempo de repetir as fases, precisamos dormir pelo menos umas 7 ou 8 horas por noite. Claro que algumas pessoas conseguem descansar com menos de 6 horas de sono. Mas são exceção.

Por isso, para dormir bem, um dos segredos é relaxar a cabeça antes de dormir. Não leve seus problemas do dia a dia pra cama com você. Eles não são bons companheiros noturnos.

Durma com paz de espírito! Seus sonhos se realizarão, com certeza!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.