/

Quanto tempo as crianças de 2 anos precisam dormir?

Sono é importante para todos nós. Adultos, se pudessem, dormiriam bem mais do que a vida agitada permite. No entanto, muitos pequenos parece que não querem dormir.

Quanto tempo seria importante dormir para que as crianças de 2 anos tenham um sono reparador?

Crianças de 2 anos devem dormir mais ou menos 11-12 horas num total de 24 horas. Isso significa que podem esticar uma noite de 10 horas e depois mais um soninho de 1 ou 2 horas à tarde.

Importante saber que estes tempos são médias e que há crianças que podem dormir um pouco mais que isso e outras um pouco menos. Como acontece com os adultos. Uns precisam em média de 8 horas de sono por noite. Outros ficam bem com apenas seis ou sete e há os que precisam de mais de oito. Tudo certo.

O mais importante é perceber se seu filho está tendo um tempo de sono que o descanse. Isso significa que durante o dia ele deve estar alegre, disposto e com energia suficiente para correr, brincar e realizar as atividades cotidianas.

Se, ao contrário, seu filho acorda cansado, de mau humor e irritadiço, pode ser que sua noite de sono não esteja com qualidade. Convém avaliar por que isso pode estar acontecendo e conversar com o pediatra a respeito.

Afinal, nossos pequenos devem dormir com os anjos!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.