/

Qual a diferença entre lavar e hidratar o nariz?

Lavar e hidratar o nariz e a mucosa respiratória podem parecer a mesma coisa. Mas não é bem assim. Vamos entender.

A mucosa do nariz é revestida por células que são forradas por cílios. Cada célula tem aproximadamente 300 cílios. Imagine cada um destes cílios batendo harmonicamente, sem parar, em uma frequência de mais ou menos 700 ciclos por minuto. A natureza é perfeita e a razão pela qual estes cílios trabalham incessantemente é para nos defender de agentes agressores como pó, poeira, partículas poluentes, alérgenos ambientais ou microrganismos indesejados. O batimento dos cílios nos ajuda a expulsar estes invasores para garantir nosso equilíbrio e saúde.

Para que tudo isso funcione bem é essencial que a mucosa esteja “limpa”. O acúmulo de sujeira impede que os cílios trabalhem adequadamente. Para isso, devemos LAVAR a mucosa nasal todos os dias, pelo menos 2 vezes ao dia, com soro fisiológico, que é ideal para esta “limpeza”.

Desta forma, devemos instilar o soro nas narinas, com uma pressão suave, para lavar e expelir as impurezas. O soro entra com pressão e na sua saída carrega a sujeira para fora. Isso é lavar.

Hidratar é diferente. Nosso organismo é basicamente composto de água. Nossas células contém uma quantidade de água, sem a qual não seriam capazes de funcionar.

Nos dias muito secos, as células que estão em contato com o ar – como a mucosa do nariz- ficam ressecadas. O ar seco retira a água do interior das células. Resultado: as células ficam desidratadas, ressecadas, sem água e não funcionam bem. Os batimentos dos cílios imediatamente ficam prejudicados, diminuindo nossas defesas e nos deixando mais expostos a alérgenos e microrganismos agressores.

Por isso, a mucosa deve sempre estar HIDRATADA, isto é, as células devem ter uma quantidade de água e sal – que é o soro fisiológico- suficientes em seu interior. HIDRATAR é isso: garantir que o soro fisiológico penetre no interior das células e as mantenham funcionando perfeitamente. Para isso existem alguns produtos de soro fisiológico na forma de gel que favorecem a hidratação da mucosa.

Lavar e hidratar o nariz todos os dias são importantes para a nossa saúde.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.