/

Quais são os exames de check up que toda mulher deve fazer? Com qual idade começar? Devo repetir estes exames todo ano?

Quais são os exames de check up que toda mulher deve fazer? Com qual idade começar? Devo repetir estes exames todo ano?

O check up feminino é muito importante, pois várias doenças que ainda não se manifestaram clinicamente podem ser precocemente detectadas. Resultado: a chance de tratamento e cura é muito maior.

Vamos lá:

– Papanicolau: Esse é o primeiro da lista. Este exame é importantíssimo porque detecta o câncer do colo de útero. Além disso, também pode fazer o diagnóstico de infecções pelo HPV (papiloma vírus), pelo herpes vírus ou por alguns tipos de fungo.

Com que idade começar?

Um ano após o início da atividade sexual ou após os 18 anos.

Com que frequência devo fazer?

Pelo menos uma vez por ano.

– Mamografia: Importantíssimo para detectar câncer de mama. Pode ser meio chato e um pouco desconfortável para algumas mulheres, mas é fundamental. Por isto, devemos fazer. Muitos médicos completam este exame com o ultrassom de mamas.

Com que idade começar?

Se houver casos na família, a primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos, ou antes, se o médico recomendar. Se não houver casos ma família, a primeira deve ser feita aos 40 anos.

Com que frequência devo fazer?

Idealmente uma vez ao ano.

– Ultrassom transvaginal: Este exame consiste na colocação do bastão do ultrassom no canal vaginal para que se possa detectar algumas doenças como cistos de ovário, miomas uterinos e alguns tumores.

Com que idade começar?

O primeiro pode ser feito a partir dos 30 anos.

Com que frequência devo fazer?

Idealmente uma vez por ano.

-Densitometria óssea: Este exame serve para detectar a presença de osteoporose. É muito importante, principalmente após a menopausa.

Com que idade começar?

Idealmente após os 40 anos e com certeza após os 50.

Com que frequência devo fazer?

Pelo menos uma vez ao ano.

– Exames de sangue: Estes exames são importantes para avaliar como está a função de vários órgãos. Fazem parte do check up feminino: hemograma, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, hormônios da tireoide ( T3, T4 e TSH ), glicemia e vitamina D. Seu médico pode pedir vários outros, dependendo de cada pessoa.

Com que idade começar?

Estes exames podem ser feitos em qualquer idade, até mesmo em crianças, dependendo da avaliação e orientação médica.

Com que frequência devo fazer?

Neste caso é o médico quem vai determinar, dependendo dos resultados.

– Avaliação cardiovascular: Isso é muito importante. Hoje, assim como os homens, as mulheres têm apresentado muitas doenças cardiovasculares como infartos e acidentes vasculares cerebrais. Por isso devemos medir a pressão arterial com frequência e conversar com o médico a respeito da necessidade de um eletrocardiograma, ecocardiograma ou um teste ergométrico.

Estes são os principais exames do check up feminino. Há muitos outros e só o seu médico é que pode orientar e pedir quando julgar necessário.

Cuide-se! A prevenção é sem a menor dúvida o melhor que podemos fazer.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.