/

Quais os sintomas de pedras nos rins?

Quem já teve sabe!! Pedras nos rins dá dor. Muita dor. Algumas pessoas dizem que é tão forte quanto a dor do parto.
A dor começa nas costas, na região do rim acometido. Depois pode irradiar para o abdômen e órgãos genitais. A pessoa não encontra posição de alívio e a dor vem em cólicas. Isso significa que se intensifica, diminui um pouco e logo volta de novo. A cólica acontece justamente porque o rim está se “contraindo” para tentar eliminar a pedra. Dá vontade de fazer xixi várias vezes, mas o volume eliminado é bem pequeno. Outros sintomas que podem ocorrer: sangue na urina, febre, calafrios, enjoo e até vômito.

Quando estes sintomas de pedras nos rins aparecem, e especificamente com muita dor, o melhor a fazer é procurar imediatamente atendimento médico. O tratamento inicial consiste na administração de analgésicos e repouso. O médico é quem deve orientar a medicação. Evite a auto medicação, pois pode piorar o quadro de pedras nos rins e tornar o tratamento mais complicado. Durante a crise há que se ter cuidado com a ingestão de líquidos, pois isto pode agravar a dor.

Tome diariamente muita água e tire todas as pedras do seu caminho.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.