/

Quais as vantagens do leite de cabra?

Vocês já pensaram que o leite é o único alimento que pode estar presente em nossas vidas desde o primeiro até o último dia? Mais que isso: em quase todos os dias.

Para nós, mamíferos, o leite remete a lembranças de carinho e aconchego. Quem não gosta de tomar um leite gostoso e quentinho antes de dormir?

Somos os únicos mamíferos que consomem leite a vida inteira. Será que isto está certo? Sim, se considerarmos que somos os mamíferos mais inteligentes e entendemos que o leite é um alimento extremamente nutritivo, gostoso e que concentra proteínas, vitaminas e minerais importantes como o cálcio, por exemplo.

O leite de vaca é o mais comumente consumido por todos. Mas há uma outra opção muito interessante e importante sob o aspecto nutricional que também merece nossa atenção e conhecimento: o leite de cabra.

O leite de cabra é rico em nutrientes importantes para todas as etapas da vida e oferece uma vantagem em relação à qualidade de suas proteínas.

Vamos entender: o leite de vaca contém uma proteína chamada caseína. Uma fração desta proteína, chamada caseína alfa s1, está associada à formação de coalho no estômago e isto significa maior dificuldade de digestão.

O leite de cabra também contém caseína e sua fração alfa s1: só que em uma concentração muito menor, cerca de 6 vezes menos quando comparado com o leite de vaca. Resultado: a digestibilidade do leite de cabra é muito melhor. A menor concentração de caseína alfa s1 faz com que o leite de cabra forme um coalho menor e mais suave no estômago, facilitando a quebra das proteínas e não “pesando” a digestão.

Estudos apontam que a digestibilidade do leite de cabra é mais rápida que a do leite de vaca.

O leite de cabra pode ser uma excelente opção para todos. Vale conferir.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.