Quais as causas de gases em bebês?
Bebês pequenos, em geral até a idade de 3 meses, tem muitos gases. Por isso as cólicas nesta idade são tão frequentes. Muito possivelmente devem-se aos movimentos intestinais que ainda não são totalmente coordenados.
A partir de 3 meses, muitos ainda continuam com gases todos os dias, em maior ou menor intensidade, às vezes até atrapalhando o soninho dos pequenos. Muitas podem ser as causas de gases em bebês maiores. Vamos ver as 3 causas mais comuns:
- Intolerância à lactose. Só para lembrar, as fórmulas infantis tem como base o leite de vaca, que contem a lactose. Alguns bebês não a digerem direito, gerando gases que atrapalham bastante a rotina do bebê. Muitos destes bebês tem assaduras frequentes. Converse com seu pediatra ou com uma nutricionista, pois há fórmulas específicas para estes bebês.
- Obstipação intestinal. Bebês que tem mais tendência a ter intestino preso podem apresentar mais gases. Isso incomoda bastante, tornando a evacuação um processo mais dificultoso. Nesta situação, uma orientação alimentar bem adequada, com frutas laxantes e mais fibras nas papinhas geralmente resolve.
- Alimentos específicos. Muitos bebês tem o hábito intestinal normal, fazem cocô uma ou mais vezes ao dia. No entanto, quando comem algum alimento específico ficam mais obstipados e/ou produzem mais gases. Não há uma regra geral, isto é, um tipo de alimento que obstipe a todos. Cada bebê tem suas individualidades, inclusive para isso. Por isso, procure relacionar um dia de gases e obstipação com a alimentação prévia de seu bebê.
Barriguinhas sem gases deixam os bebês mais alegres!