23/06/2019 01:12h

Três sinais de alerta na febre em crianças

1. Respiração

Respiração curta e rápida no momento em que abaixa a febre. Normalmente durante a febre, a respiração fica mais “acelerada”. Porém, se a febre abaixar e a criança continuar com dificuldade para respirar,procure um serviço médico. A respiração curta e rápida pode indicar, por exemplo, uma infecção nas vias respiratórias ou até mesmo pneumonia.

2. Manchas roxas

Manchas roxas pelo corpo são diferentes de bolinhas vermelhas que aparecem no decorrer de algumas viroses. Se junto com as manchas arroxeadas a criança estiver desanimada, pouco ativa, com dor de cabeça ou vomitando, procure imediatamente um serviço de saúde pois pode se tratar de infecções graves como meningite, por exemplo.

3. Crise convulsiva

Se qualquer criança apresentar “tremores” nas pernas ou braços, perder a consciência, virar os olhos ou ficar se “debatendo” , ela pode estar tendo uma crise convulsiva causada pela febre. O melhor a fazer é ampará-la, cuidando para que não se machuque. Coloque-a de lado. Não coloque a mão na boca nem tente a respiração boca a boca, pois não vai adiantar. Toda criança que convulsionou deve ser levada ao médico para uma avaliação.

Ao sinal de qualquer um destes sintomas jundo com a  febre em crianças, procure atendimento médico. A atitude correta faz muita diferença em situações de emergência.

Saúde, Ana!

Dra Ana Escobar

Dra Ana Escobar

Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria. Atualmente, é coordenadora da Disciplina de Pediatria Preventiva e Social desse mesmo departamento. Ainda na área educacional, é responsável pelas disciplinas de graduação e pós graduação sensu lato e sensu stricto da Faculdade de Medicina da USP.
Dra Ana Escobar