/

Posso tratar as espinhas em casa?

Todos nós já tivemos aquela espinha indesejada, e a Dra Ana recebe muitos emails com “Uma dúvida: posso tratar as espinhas em casa?”

Dra Ana responde

Como tratar as espinhas?
Há um monte de remédios prá tomar e prá passar. Mas cada tratamento é diferente e não serve para todo mundo. Nunca use remédios sem orientação médica. Se as espinhas estão te incomodando, procure um pediatra ou dermatologista.

E se eu tiver poucas espinhas?
À noite, antes de dormir, lave o rosto com um sabonete neutro e passe
sobre as espinhas uma solução que você faz em casa assim: em um copo de água limpa coloque 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Misture e passe com um algodão nas espinhas. Isso muda o pH da pele e dificulta o crescimento das bactérias.

Chocolate ou outros alimentos dão espinha?
Depende de cada um. Isso vale pra outros alimentos. Cada um tem uma tolerância. Experimentar (e respeitar os limites) é uma forma de descobrir quem você é.

Devemos espremer as espinhas?
NUNCA. Não se deve espremer as espinhas, pois você pode piorar a inflamação e o pus que sai, que é cheio de bactérias, contamina sua mão e as espinhas vizinhas. Além disso, se você piorar a inflamação pode ficar com uma cicatriz prá sempre. Mau, né?

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.