/

Posso dar leite de cabra para os bebês?

Não há a menor dúvida de que o leite materno é de longe o melhor e mais completo alimento para os bebês. Além de todos os nutrientes essenciais ao bom crescimento e desenvolvimento dos pequenos, estudos apontam que o leite materno oferece também ao bebê probióticos e outras células chamadas pluripotentes que podem se diferenciar e ajudar o bebê a crescer com mais vigor e saúde.

No entanto, pelas mais variadas razões, alguns bebês tem que receber outro tipo de leite que não o de sua mãe. Nestas situações, é importante reiterar que NENHUM leite animal integral ou vegetal contém a qualidade e quantidade de nutrientes necessárias ao crescimento e desenvolvimento saudáveis dos bebês com menos de 1 ano de idade.

Por esta razão foram feitas as fórmulas infantis, que procuram adequar sua composição às necessidades nutritivas e à capacidade de digestão dos pequenos bebês.

A maioria das fórmulas disponíveis tem como base o leite de vaca. No entanto, a fórmula que contém como matéria prima o leite de cabra também é uma excelente opção para o bebê que não recebe o leite de sua mãe.

A digestibilidade do leite de cabra é muito melhor que a do leite de vaca. O leite de cabra forma, no estômago do bebê, um coalho menor e mais suave, facilitando a quebra da proteína e proporcionando, consequentemente, a mais rápida digestão.

Portanto, as fórmulas à base de leite de cabra podem, sim, ser indicadas para os bebês que não estão em aleitamento materno exclusivo.

Importante: o pediatra ou a nutricionista é que pode orientar corretamente a introdução de quaisquer alimentos para os bebês.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.