/

Posso ajudar quem teve uma parada cardíaca?

Pode e deve. Saber o que fazer nesta hora pode salvar a vida de quem teve uma parada nos batimentos do coração.

Muitas podem ser as causas de parada cardíaca. Pode ocorrer subitamente em pessoas com doenças cardíacas como arritmias, por exemplo, ou em quem se afogou ou tomou um choque elétrico… enfim… em muitas situações inesperadas. Por isso é importante que todos saibam o que fazer até o socorro chegar.

De repente, inesperadamente e sem uma causa aparente uma pessoa “desmaia” e você pode perceber que ela não está respirando nem tem sinais de vida.

Primeiro passo: chame imediatamente o SAMU ligando para 192 ou o resgate dos bombeiros, ligando para 193. Confira se estes são os números na sua cidade e os tenha sempre à mão.

Em seguida inicie a massagem cardíaca. Estes primeiros segundos valem ouro e você pode manter a pessoa viva com batimentos cardíacos até o socorro chegar. Isso pode determinar a vida. Entenda como fazer e perceba que não é difícil.

Siga exatamente estes passos:

1. Deite a pessoa no chão, de barriga para cima;

2. Posicione o queixo desta pessoa um pouquinho para cima, para facilitar a respiração;

3. Ajoelhe-se ao lado, e coloque suas duas mãos, uma em cima da outra, na região do coração de quem você está socorrendo, exatamente no meio do tórax, entre os dois mamilos;

4. Com seus braços bem esticados, faça compressões vigorosas no tórax da pessoa que você socorre, colocando nos braços todo o peso do seu corpo. Empurre para baixo, num ritmo de duas “massagens” por segundo.

5. Faça esta manobra repetidamente até o socorro chegar. Não pare. Se você cansar, peça a alguém para te substituir.

É simples, todos podem fazer e é altamente eficaz. Você pode salvar uma vida.

Aviso importante: estas manobras NÃO devem ser executadas em vítimas de acidentes ou traumas. Nestas condições, chame o socorro e NÃO mexa nem movimente a pessoa. Em vítimas de trauma não se mexe até o socorro chegar. Esta é grande ajuda que também pode salvar!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.