/

É possível envelhecer com saúde e disposição?

Viver de bem com a vida. Isso não depende de idade. Alguns já são ranzinzas, mau humorados e pessimistas aos 20 anos e outros ainda irradiam alegria e bem estar, depois dos 80. Encarar a vida com otimismo é o primeiro passo para quem busca envelhecer com saúde e disposição. Por isso, desde já, independentemente de sua idade, procure sempre ver o lado bom de tudo. Essa é a primeira dica.

Mas algumas atitudes podem ajudar o nosso corpo a cumprir esta missão. Aqui vão algumas dicas. E atenção: não há idade para começar.

Tenha sempre uma atividade intelectual. Em outras palavras, exercite seu cérebro. Leia um livro, ouça música e tente decorar a letra das músicas que você gosta mais, vá ao cinema, ao teatro, discuta os filmes com amigos, leia jornais ou revistas todos os dias… enfim faça seu cérebro trabalhar. Para isto, também é importante estar sempre aprendendo algo novo. Ou seja, você fala italiano? Aprenda francês! Você costura? Comece a pintar!!

Pratique uma atividade física. Pode ser uma caminhada de 30 minutos, todos os dias. Musculação é muito importante a partir dos 50 anos. Faça com orientação. Assim, como o cérebro, os músculos também precisam trabalhar!

Saia com amigos! Ter atividades sociais é muito importante em todas as idades. Converse, dê risada, troque ideias, discuta futebol, receitas, política, assunto é o que não falta. Dance, vá às festas… enfim… divirta-se com os bons amigos!

Tome seus remédios direitinho. Não importa sua idade. Imagine que a partir de 60 anos a maior parte da população tem que tomar algum remédio para controlar alguma doença. Seja da tireóide, colesterol, pressão, diabetes… enfim… estas doenças fazem parte da vida de muita gente e podem ser totalmente controladas apenas com a medicação correta. Por isso, vá ao médico com frequência, faça seus check up de rotina e tome a medicação prescrita.

Todos vamos envelhecer. TODOS. É apenas uma questão de tempo. E o tempo, não tem como parar. Mas há como escolher a FORMA com que pretendemos envelhecer. Isso, sim, depende de nós. Em qualquer idade. Portanto, comece já!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.