/

Por que sentimos câimbra?

A câimbra é uma contração involuntária, prolongada e extremamente dolorosa de um músculo. Geralmente dá na batata da perna (panturrilha) ou na coxa. O pior é que não dá nenhum sinal ou aviso, ocorre quando menos se espera! De repente, um músculo fica duro. A gente sente uma contração contínua e muito desconfortável.

As câimbras podem ocorrer quando os níveis de cálcio, magnésio e potássio no sangue estão baixos. Por isto, qualquer pessoa pode ter câimbra. Mas elas são mais frequentes em grávidas, em pessoas sedentárias que resolveram se exercitar de uma hora para a outra ou em quem faz um exercício muito vigoroso, exagerando um pouco. Sentar em posições incorretas também podem gerar uma crise. Algumas pessoas tem câimbra dormindo e acordam no meio da noite, com dor sentindo o músculo totalmente contraído.

Quais as dicas para diminuir a frequência e a intensidade das câimbras?

– mantenha atividade física regular.

– alongue-se bem antes e depois de praticar exercícios físicos e não exagere!

– mantenha-se hidratado. Beba muitos líquidos, durante e principalmente, depois da atividade física.

– dê preferência a alimentos ricos em cálcio (leite e derivados), magnésio (rúcula, espinafre, agrião, feijão, cereais integrais, lentilha e grão de bico) e potássio (banana).

O que fazer na crise de câimbra?

Não se desespere nem fique nervoso. Não adianta. Saiba que a câimbra vai passar .

Massageie vigorosamente a região afetada, fazendo bastante fricção para dar calor no local. Se você estiver com muita dor, peça para alguem te ajudar com a massagem.

Vejam: uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares são importantes SEMPRE!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.