/

Por que meu joelho dói?

O joelho pode doer tanto para quem pratica esporte quanto para quem não faz nada. Por que isso acontece? Vamos entender o trabalho delicado que o joelho faz no nosso corpo. Ele é que liga a coxa, onde está o maior osso humano, com a tíbia, que é o osso que fica entre o joelho e o pé. O joelho é uma “bolinha” chamada patela que é “conectada” ao fêmur e à tíbia por ligamentos e tendões. Coloque a mão no seu joelho e sinta. Dá para perceber direitinho a patela. Esta importante “peça” amortece o impacto e permite todos os nossos movimentos.

A articulação do joelho está em constante trabalho: sentamos, andamos, viramos para trás, pulamos, agachamos, levantamos, subimos ou descemos escadas, corremos… ao fazer todos estes movimento, lá está o joelho dobrando, esticando, amortecendo! E ainda por cima sustentando o nosso peso. Nada fácil, não é mesmo?

Por isso as lesões no joelho são tão comuns e a dor é sempre um sinal de alerta para homens, mulheres, idosos ou jovens esportistas. Todos temos que cuidar desta importante articulação. Aqui vão as algumas dicas:

1. Alongue-se sempre antes e depois de praticar esportes ou caminhadas.
2. Fortaleça a musculatura da coxa. Andar de bicicleta ou nadar são esportes de baixo impacto que ajudam bastante.
3. Procure um médico nas seguintes situações:

– dor que não melhora nem quando você está deitado ou sentado;
– inchaço ou vermelhidão nos joelhos;
– dor forte se você apertar um ponto específico;
– dor e dificuldade de movimentar o joelho. Situações em que o joelho parece “travar”.

O joelho é nossa maior articulação. Merece todo carinho!

Cuide-se!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.