/

Por que a gente se coça?

Por que a gente se coça? Por muitas vezes você já se perguntou o motivo, não é mesmo?

Sabe aquele plástico bolha, usado para embalar coisas e que todo mundo gosta de ficar estourando? Então, debaixo da nossa pele existem bolsinhas bem pequenininhas mais ou menos parecidas com aquilo chamadas mastócitos. Dentro delas tem umas bolinhas chamadas histaminas.

Quando alguma coisa irrita a pele, é como se um alfinete bem fininho atravessasse a pelee furasse esta bolsinha soltando as histaminas que ficam bem nervosas! Elas começam a tremer embaixo da nossa pele… trrrrrr…. trrrrrr…. Isto aí irrita tanto o nosso cérebro que ele manda uma ordem: “vai lá e coça, para ver se pára!”

O problema é que quanto mais a gente coça, mais a unha agride a pele e aí estoura outras bolsas com mais histaminas… Aí que elas ficam mais loucas ainda e dá mais vontade de coçar… Por isto aquele ditado… “Comer e coçar é só começar”….

Bom, então o que fazer para parar com este ciclo? Uma dica é colocar um pedaço de algodão ou um pano de prato limpo molhados com água gelada… Esta compressa vai refrescar o lugar e dar uma sensação de alívio.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.