Podemos machucar o tímpano usando hastes flexíveis?
Depois do banho, a primeira coisa que fazemos é pegar a toalha e enxugar nosso corpo todo. Inteirinho, inclusive espaços pequenos como o que fica entre os dedos dos pés, por exemplo. Isso é muito importante, pois a água que aí acumula pode ser causa de micoses indesejáveis. Tudo certo.
Mas há outro pequeno espaço que, quando fica com um pouco de água incomoda bastante: o conduto auditivo externo. Isso mesmo. É o “buraquinho” do ouvido. Muitas pessoas não hesitam em pegar uma haste flexível, com algodão na ponta, e introduzir no ouvido para secar. Tudo errado.
Este gesto pode causar uma lesão importante e muita dor. Não se deve introduzir nenhum objeto no conduto auditivo. NUNCA. Pode machucar o tímpano, que é uma membrana extremamente sensível e essencial para a audição. Além disso, no conduto existe a cera, que é aí produzida como um mecanismo de defesa, que impede a própria água de penetrar mais no fundo.
Se introduzirmos uma haste dentro do conduto, podemos produzir lesão no tímpano de duas formas: ou o atingindo diretamente ou empurrando a cera para dentro que “bate” no tímpano, ferindo-o e causando muita dor. Muito cuidado, portanto.
Como fazer, então, para “secar” o ouvido sem risco de lesão? Simples assim: pegue uma toalha mais fina, enrole o seu dedo indicador e coloque-o na porta do conduto auditivo. A toalha absorve a água sem machucar! As hastes flexíveis podem ser utilizadas para secar a orelha, nunca o conduto.
Fique “enxuto” e sem riscos à sua saúde.