/

Por que algumas pessoas sofrem de Acrofobia, o famoso medo de altura?

Você já sentiu as pernas bambas só de olhar alguém perto de uma janela? Suas mãos ficam molhadas de suor quando você está em um lugar muito alto e olha para baixo? Pois então você pode ter o que chamamos de acrofobia, isto é, um medo irracional de altura.

O medo é um instinto natural que nos protege do perigo.

Quem não teria medo se encontrasse um leão solto pela frente? Mas há alguns medos que são mais irracionais e inexplicáveis, como o medo de barata ou rato, por exemplo.

Algumas pessoas perdem o controle ao se deparar com estes animais que não representam risco de vida iminente, como de fato seria se tivéssemos que enfrentar um leão.

O medo de altura sem o risco real de queda pode gerar sintomas parecidos com uma crise de pânico mesmo que não exista possibilidade de cair. Portanto, não há lógica que explique a sua causa, pois muitas destas pessoas sentem-se confortáveis em aviões ou outros locais altos, porém fechados.

A acrofobia é comum e dá para conviver com ela sem problemas, mas se ela se torna exagerada ou atrapalha a vida cotidiana, o tratamento está indicado. É eficaz e consiste na exposição gradual com orientação profissional.

Veja o mundo sem medo! Do alto ou de baixo, procure a paz e a tranquilidade, sempre!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar (CRM 48084-SP) é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.