/

É normal o bebê perder um pouco de peso nos primeiros dias de vida?

SIM!  Logo após o nascimento, os bebês perdem um pouco de peso. É normal que o peso diminua até 10% após os três primeiros dias de vida.

Isto acontece  porque eles nascem com um pouco de água a mais. Este excesso é eliminado naturalmente. Portanto, fiquem tranquila. A perda de peso significa apenas que a “água” a mais está saindo.

Depois do terceiro ou quarto dia o peso se estabiliza e a partir daí já começa a aumentar.

No início o processo de amamentação pode parecer um pouco “confuso”, pois seu leite está descendo, o bico do seio está se preparando,  muito comumente fica machucado – e isso dói bastante-  e o bebê está aprendendo a sugar. Nada fácil, não é mesmo? Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Mas com o passar dos dias tudo vai se ajeitando. Tenha calma e firmeza, pois esse processo acontece dia após dia. Seu filho vai aprendendo a sugar, seu bico vai se ajeitando e sua produção de leite aumenta.

Resultado: o peso do bebê começa a aumentar. Por isso o pediatra sempre deve pesar e medir os bebês, para checar se o ganho de peso e o crescimento estão adequados. Espera-se que ganhem pelo menos 20 gramas por dia, idealmente quando chega perto de 30 gramas por dia.

O seu leite, claro, é DE LONGE o melhor alimento para seu filho. Tem TODOS os nutrientes essenciais, na concentração certinha para o pequeno bebê em crescimento acelerado.

A amamentação garante que o bebê recupere e ganhe peso progressivamente.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.