/

Perfume pode dar dor de cabeça?

Tomar um banho gostoso pela manhã, escolher a melhor roupa para o dia que começa, pentear e dar o jeito próprio nos cabelos e…para completar, passar um perfume!

Sentir-se limpo e perfumado. Que delícia, não??? Pode não ser bem assim…

Para algumas pessoas que estão ao nosso lado, o perfume pode dar dor de cabeça. Pode ser o melhor e mais caro perfume do mundo. Não importa. Algumas fragrâncias podem despertar a cefaleia ou até mesmo uma crise de enxaqueca em quem é mais suscetível. Isso porque o cheiro captado pelas células do nariz pode servir de gatilho para liberar substâncias e neurotransmissores que causam a dor de cabeça. Na enxaqueca, além da dor há outros sintomas desconfortáveis como enjoo, vômitos e intolerância à luz. Isso pode impossibilitar a capacidade de concentração e o trabalho.

Odores (perfumados ou não) podem despertar sensações físicas reais. O de gasolina, por exemplo, pode dar enjoo. O cheiro do lixo dá náuseas e pode até provocar vômito em algumas pessoas. E há os que nos trazem calma, como é o caso do cheiro de terra molhada. As flores tem seus perfumes naturais. Mas, dependendo da sensibilidade da pessoa, também podem despertar dor de cabeça.

O mais importante é saber qual é o perfume que você pode usar. Não só para você mesmo, mas também e principalmente para os que passam o dia mais perto de você. Sem dor de cabeça!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.