A partir de qual idade as crianças já podem comer sozinhas?
Imagine o cenário: hora do almoço, mãe ou cuidadora atarefada com todas as muitas atividades que devem ser feitas no dia, seja em relação aos cuidados da casa ou seja em relação a tarefas e horários de trabalho fora que devem ser cumpridos. Correria total. Almoço na mesa. Chega o pequeno de 2 anos e pouco, com um brinquedinho na mão, pega a colher e começa a comer devagar…devagar…devagar…brinca um pouco…fica com um tanto de comida na boca, sem mastigar, sem engolir…devagar e sempre…Não há dúvida: a mãe ou cuidadora atarefada pega imediatamente a colher e manda ver, para terminar aquela refeição mais rapidamente.
Pois é. Não é fácil coordenar tudo o que se tem que fazer no dia a dia com a paz que se deve ter no momento da refeição.
Crianças de 1 ano já podem “ajudar” na hora da refeição. É importante que os pais ou cuidadores coloquem uma colherinha na mão dos pequenos, para iniciar um “treinamento” enquanto vão dando a parte principal. E assim vamos até 2 anos mais ou menos.
Entre 2 e 3 anos as crianças já seguram uma colher com segurança e várias já conseguem se alimentar sozinhas.
Depois dos 3 anos a criança já deve comer sozinha. Há que se ter muita calma nesta hora. Por isso, para evitar a cena descrita acima, uma boa dica é planejar com antecedência o tempo que se deve ter para a criança comer. Nada de colocar as crianças na correria do dia a dia. Planeje com calma o momento da refeição e deixe-a comer com calma também.
Uma boa dica é que todos almocem juntos. Isso faz com que a família ou um adulto cuidador vá orientando a criança à medida em que também almoça.
Transforme momentos corridos da vida em um período calmo onde também se pode ter prazer e paz.