/

Óculos escuros podem fazer mal para os olhos?

Sim. Por isso devemos ter cuidado na hora de escolher e comprar este acessório que sem dúvida, nos deixa mais charmosos e em evidencia… Os óculos escuros dão um certo ar de “mistério” e glamour.

Mas para proteger a saúde dos olhos temos que verificar algumas coisas importantes antes de comprarmos um. Entenda: a função dos óculos escuros é proteger os olhos dos raios solares. Assim como a pele, os olhos também são muito sensíveis à luz. Por isso os óculos funcionam como um “protetor solar”.

Os raios ultravioleta do tipo A (UVA), B (UVB) ou C (UVC) são os mais prejudiciais à visão. Alguns óculos tem as lentes escuras, mas isto não significa que eles bloqueiem a ação dos raios UV. Aí é que está o problema.

A lente escura faz com que a pupila (a bolinha preta no meio do olho) fique dilatada. Isso permite a entrada de uma quantidade de luz muito maior dentro do olho. E isto pode prejudicar a visão e provocar doenças oculares. Então, além de não proteger, esta lente escura aumenta o fator de exposição dos olhos. Entendeu o perigo?

Aqui vai a dica: antes de comprar óculos escuros, certifique-se que aquele fabricante garante a proteção contra os raios UV. Geralmente há um selo na lente indicando que há o fator de bloqueio. Com esta certeza, escolha o modelo que combina mais com você e que te faz sentir bem.

Vamos enxergar a vida com clareza e com beleza! Nada melhor, não é mesmo?

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.