/

O que é osteoporose?

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos. Eles ficam mais “ocos” e quebram com qualquer impacto. Entenda: ao longo da vida nossos ossos vão se remodelando. Novas células substituem as antigas, por isso eles se mantem íntegros e fortes. Para esta estrutura se renovar, a massa óssea depende de colágeno, exercícios físicos e hormônios, principalmente o estrógeno.

Só que a partir da menopausa, os níveis de estrógeno caem bastante. Com isso, o osso passa a incorporar menos cálcio e vai ficando cada vez mais frágil. Nesta fase, o colágeno também vai se deteriorando. Por isso, a osteoporose é muito mais frequente nas mulheres depois da menopausa.

A doença não dá sinais específicos de que está chegando. Muitas vezes, a pessoa descobre que tem osteoporose quando por um motivo muito bobo sofre uma fratura. Então o importante é EVITAR. Como? Veja algumas dicas:

Dica 1

Faça exercícios físicos. Caminhar 30 minutos três vezes por semana, pelo menos, já fortalece o colágeno, que é fundamental para a estrutura do osso.

Dica 2

Tome sol antes das 10:00 ou após as 16:00. Isto ajuda na produção de vitamina D, essencial para a absorção do cálcio.

Dica 3

Coma alimentos que contenham cálcio. As principais fontes são: leite e derivados, repolho, brócolis e salmão.

Dica 4

Converse com seu médico sobre a reposição hormonal. Veja se é indicada para você.

Dica 5

Não fume! O cigarro não faz mal só para os pulmões. Faz mal para os ossos também.

A prevenção é sempre o melhor a fazer. Comece já!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.