/

O que é Icterícia?

Icterícia – quando a pele e os olhos dos bebês ficam amarelos, dizemos que o recém nascido está com icterícia. Isto é muito comum e muitas crianças saem da maternidade assim, mesmo aquelas que fizeram fototerapia ou banho de luz.

Este tom amarelado deve sumir por completo após 15 dias de vida.  Isto é avaliado pelo pediatra nas primeiras consultas.

A icterícia ocorre por causa do acúmulo de bilirrubina que é uma substância formada no processo normal de eliminação e renovação das hemácias, que são as células do sangue. Há muitas razões para este acúmulo, a mais comum é que o fígado dos recém-nascidos demora um pouco mais para realizar todas as suas funções. Com isso, fica sobrando bilirrubina indireta no sangue.

Quando o sangue da mãe e do bebê não combinam, há maior destruição de hemácias e a icterícia pode ser maior. Há duas formas de saber a dosagem de bilirrubina: uma é por amostra de sangue e outra é por um aparelho. Se o resultado estiver acima do limite, o neonatologista indica a fototerapia ou o banho de luz.

O tratamento é necessário porque em níveis muito elevados a bilirrubina pode impregnar uma região específica do cérebro e causar uma doença muito grave chamada Kernicterus. Graças à prevenção, esta doença que compromete o desenvolvimento da criança, está ficando cada vez mais rara. A fototerapia ou o banho de luz faz o trabalho do fígado. A luz na pele do bebê transforma a bilirrubina indireta em direta.

Por isso, os bebês precisam ficar sem as roupas, embaixo de luzes especiais e com uma fonte de calor para que eles não fiquem com frio. O médico só dá alta para os bebês depois que os níveis de bilirrubina estão seguros.

Publicado por Dra Adriana Grandesso Pompeo de Camargo.
Doutora Adriana Grandesso Pompeo de Camargo (CRM 115.771-SP) é médica graduada pela Unicamp. Obteve Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia, em 2007, pela Unicamp.