/

O que é hemorróidas?

Se a pergunta acima fosse “o que são varizes?”, muito provavelmente todos saberiam responder, não é mesmo? Então, as hemorroidas são “varizes” na região do ânus.

Entenda: o esforço para evacuar faz com que as veias ao redor do ânus se dilatem. Todos nós temos estas veias e em todos nós após a evacuação, elas diminuem e voltam ao tamanho normal. No entanto, quando as fezes são sempre endurecidas, o que é o caso de pessoas que tem muita prisão de ventre, as veias podem continuar dilatadas formando as “varizes” no canal anal. Isso são as hemorroidas.

Podem ser externas (as pessoas em geral percebem uma saliência no ânus) ou internas, dependendo da localização das veias dilatadas. Podem coçar e doer. Algumas vezes os vasos se rompem e ocorre um sangramento desconfortável.

Importante saber que a hemorroida pode ser prevenida. Quem tem obstipação intestinal ou gente na família com este problema tem mais predisposição. A alimentação tem um papel fundamental na regularidade intestinal.

A ingestão diárias de fibras é muito importante. Coma diariamente frutas frescas e tome muita água. Respeite o momento do seu intestino e não fique mais tempo que o necessário no vaso. Há outros locais de leitura certamente mais apropriados!!! Cuidado também com o papel higiênico. Evite fricção em excesso. O melhor mesmo é uma ducha com água e sabão após a evacuação.

Fique alerta e procure um médico se houver sangramento anal intenso ou persistente, por mais de uma semana.

Alimente-se bem e viva mais leve!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.