O que é frieira?
Verão, dias de muito calor. Para manter a temperatura do corpo relativamente constante, abrimos os poros e transpiramos mais. Nós temos poros em todas as partes do corpo, inclusive nos pés. Quem pode, passa o dia de sandálias ou de chinelos, aí o suor evapora imediatamente. Já quem não pode e usa sapato fechado, acaba tendo mais chance de ter frieira. Por isso a freira é também conhecida como “pé de atleta”, pois quem pratica esportes sua mais e geralmente está com meias grossas e tênis fechado.
Mas porque a frieira ocorre?
Entenda: a frieira é um tipo de micose. E a micose, por sua vez, é uma infecção causada por fungos. Os fungos são agentes infecciosos que gostam de um ambiente muito úmido e quente para se proliferar. Por isso a frieira aparece quando não enxugamos bem entre os dedos dos pés ou suamos mais que o normal. As meias, tênis e sapatos fechados fazem o resto do trabalho deixando o ambiente nas condições ideais para os fungos.
O resultado é uma lesão que começa como um “corte” bem pequenino, geralmente entre os dedos dos pés. Dói e incomoda. Se não for tratada, pode aumentar de tamanho, causando bastante desconforto. E o pior, geralmente coça!
A frieira é contagiosa. Pode ser transmitida para outras pessoas, principalmente se pisarmos descalços no chão molhado que estiver contaminado. Por isso, use sempre chinelos em vestiários, clubes e banheiros públicos.
O tratamento é eficaz e geralmente é feito a base de pomadas antifúngicas. Lembre-se, porém, que só o médico pode orientar.
Duas boas dicas para evitar frieiras: seque bem e areje seus pés, sempre que possível. Cuidado por onde e como você pisa por ai!