/

O que é bruxismo?

Você já acordou pela manhã com dor na articulação, na cabeça ou nos músculos da região da mandíbula? Ou você já observou se seus dentes estão desgastados, trincados ou amolecidos? Estes sintomas podem ser sinais de bruxismo. Em épocas de muita tensão ou ansiedade algumas pessoas tendem a apertar ou deslizar lateralmente os dentes durante o sono. Isso é o que chamamos de bruxismo.

Pode acontecer em todas as idades, inclusive em crianças. O atrito entre os dentes faz um ruído tão forte que incomoda quem está acordado ao lado. Parece que a pessoa com bruxismo está mordendo “uma pedra”.

O bruxismo provoca desgaste do esmalte e em casos mais acentuados podem ocorrer fissuras ou até quebra dos dentes. No aspecto muscular, há uma contração excessiva de alguns grupos de músculos do rosto como os que promovem a mastigação, por exemplo. A articulação da mandíbula, que une o rosto ao queixo e nos permite abrir e fechar a boca, pode ficar extremamente dolorosa e até “travar” dificultando a alimentação. É muito frequente que as pessoas com bruxismo tenham fortes dores de cabeça. E pior, a qualidade do sono fica comprometida e o bom humor no dia seguinte também.

O tratamento tem dois pontos principais: atenuar os efeitos do atrito excessivo nos dentes, músculos e articulação da mandíbula e diminuir, dentro do possível, os níveis de ansiedade e tensão. A prática de esportes ou exercícios físicos é recomendada pois ajuda a combater o estresse.

O mais importante é descobrir a causa do desconforto e procurar ajuda sempre!

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.