O que é bicho de pé?
Neste calor dá vontade de andar com roupas bem frescas e com os pés no chão, não é mesmo?
Andar descalço, na areia da praia, por exemplo, ou em solos arenosos, de currais, chiqueiros ou lamaçais pode nos trazer alguns transtornos. O bicho de pé é um deles. Vamos entender.
O bicho de pé é um parasita da família das pulgas, que pode infestar estes tipos de solos. O grande problema acontece quando a fêmea encontra a pele humana. Principalmente a pele que fica entre os dedos do pé, que é mais fina. Graças a uma substância que ela é capaz de liberar, penetra dentro da pele e se aloja no nosso pé. Quando isso acontece, coça bastante. Algumas pessoas até acham que é uma alergia, pois o local pode ficar bem vermelho.
Logo depois, esta parasita fêmea passa a sugar nosso sangue para se nutrir e desenvolver os ovos que possui dentro dela. Dá para imaginar que em 8 a 10 dias ela incha e é capaz de ficar do tamanho de um grão de feijão? Pois é isso que acontece. Aí então passa a expelir, por uma pequena abertura que mantem na pele, uma quantidade de mais ou menos 100 a 200 ovos por dia. Estes ovos, quando em contato com o solo, vão se transformar em parasitas adultos que manterão o seu ciclo vital.
Mas este não é o único problema. Muitas bactérias ou outros agentes contaminar a lesão na pele causada pelo bicho de pé, produzindo uma lesão maior ainda.
Por isso, o melhor mesmo é evitar o bicho de pé. Em solos suspeitos, coloque um sapato e caminhe com passos tranquilos.