/

O que é amigdalite?

A amigdalite é a infecção das amígdalas que pode ser provocada por vírus, bactérias e até fungos. De acordo com a causa, será indicado o tratamento.

A principal preocupação é quando a amigdalite é causada por uma bactéria chamada Estreptococos Beta Hemolítico do grupo A que se não tratada adequadamente pode provocar: febre reumática ou GNDA, glomerulonefrite difusa aguda ou nefrite, como é mais conhecida. Duas complicações muito temidas na infância que exigem um tratamento muito mais complexo. Por isto, é muito importante que o antibiótico indicado pelo médico seja dado até o fim do tratamento. Jamais suspenda o remédio por conta própria. A bactéria pode dar uma “simples” dor de garganta, mas se a doença não for bem tratada, as consequências são muito graves.

Os exames rápidos identificam a presença de Estreptococos. O que permite ao médico tratar a amigdalite com o remédio adequado.

Publicado por Dra. Ana Escobar
Dra. Ana Escobar é médica pediatra formada pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), pela qual também obteve Doutorado e Livre Docência no Departamento de Pediatria.